Estudar e trabalhar na Europa: a validação do diploma
A validação de diploma brasileiro nos países da Europa é necessário para quem pretende continuar os estudos, aplicar para uma bolsa ou trabalhar em sua área de atuação. Não há um reconhecimento automático e cada país determina suas próprias regras. Na maioria dos casos, você recebe um certificado de correspondência que determina o grau de equivalência do seu diploma para os diplomas acadêmicos do país em que busca a validação.
Em Portugal, você só pode pedir validação ou equivalência de diploma de graduação e, para isso, você deve primeiro escolher a universidade ou instituição de ensino e entrar em contato diretamente para saber quais regras e procedimentos a instituição aplica. Cada instituição poderá levar um tempo de conclusão do processo diferente, assim como cobrar uma taxa específica. Em média, o valor é de 450 euros e a validação é feita em seis meses. A sua qualificação acadêmica será comparada a uma qualificação portuguesa. Para isso, é necessário fazer um reconhecimento de grau de nível superior através do Decreto-Lei. O seu diploma passará por uma análise minuciosa de conteúdo programático, duração de curso, área científica, conteúdos e disciplinas cursadas e, então, será atribuído o grau.
Na Itália, são exigidos a Declaração de Valor in Loco e a Equivalência dos Estudos e você terá que procurar por uma instituição que tenha grade curricular parecida com a que você cursou no Brasil. Sendo seu diploma declarado equivalente ao italiano, ele permitirá seu acesso a níveis escolares superiores, inscrição em registros profissionais e até participação em concursos públicos, caso você seja também cidadão italiano.
Para a maioria dos cursos, o reconhecimento de diploma na Irlanda é bem simples. Basta que você imprima a declaração de comparabilidade e traduza o seu diploma. A lista com as qualificações reconhecidas no país pode ser encontrada no site do Quality and Qualifications Ireland. Caso sua qualificação não faça parte da lista do QQI, você precisa traduzir o diploma e o histórico e enviar juntamente com um formulário de inscrição para análise que leva, em média, 12 semanas até o reconhecimento. E se você pretende usar seu diploma para exercer uma profissão regulamentada, é necessário se inscrever no órgão específico da sua profissão.
Para reconhecimento de diploma acadêmico na Alemanha, cada instituição de ensino superior tem autonomia para decidir se o currículo apresentado é compatível com o aplicado por ela. Se considerar que não é compatível, a instituição pode exigir que o aluno curse alguma matéria ou crédito extra antes de validar o diploma brasileiro. Porém, é preciso que a instituição estrangeira que emitiu o diploma seja reconhecida na Alemanha. Atualmente, 792 escolas de ensino superior brasileiras emitem documentos que podem ser revalidados no país Europeu.
Na França, um órgão específico, com base nos parâmetros europeus de certificação pedagógica, expede um atestado de comparabilidade entre o nível de estudos obtido em sistema educativo estrangeiro e um diploma de nível equivalente na França.
—
Se você estiver preparado para realizar o seu sonho de maneira correta, nos procure.
Nós somos uma empresa especializada e com mais de 10 anos de experiência em processos de dupla cidadania.
Com escritórios em São Paulo, Curitiba, Dublin e Portugal temos uma localidade próxima, para maior conforto e rapidez.