Qual o custo de vida na Irlanda?

O custo de vida na Ilha Esmeralda

Um dos destinos favoritos de intercambistas na Europa, a Irlanda, tem atraído cada vez mais brasileiros também em busca de oportunidades de emprego. A cada ano aumenta a taxa de empregabilidade do país, principalmente nas áreas de tecnologia, saúde e engenharia. Mas se você está pensando em migrar, confira antes o custo de vida na Ilha Esmeralda.

Apesar de ter um dos custos de vida mais alto da Europa, a Irlanda possui também um dos maiores salários mínimos do continente, são 9,55 euros por hora de trabalho. Brasileiros com visto de estudante podem trabalhar até 20 horas semanais e, com controle dos gastos, é possível sim se manter no país.

A acomodação será com certeza seu maior gasto, já que os aluguéis costumam ser bastante altos, principalmente na capital, Dublin. Um apartamento simples no centro da cidade pode chegar a custar 1700 euros por mês. Enquanto nas áreas mais afastadas, o valor pode cair quase pela metade. Dividir casa e até quarto é outra maneira de diminuir os gastos. No centro de Dublin, é possível encontrar vaga em quartos compartilhados por, pelo menos, 350 euros. Além do aluguel, você precisa somar nas contas mensais, eletricidade, gás e taxa de lixo, em média 50 euros por pessoa. É possível encontrar planos de internet limitada para celular a partir de 5 euros, já os planos residenciais custam em média 60 euros.

Se sua opção for uma acomodação mais confortável e barata, mas afastada do centro da cidade, você provavelmente irá depender de transporte público. Em Dublin, não há metrô subterrâneo, as opções são ônibus, Luas (bonde elétrico) e trem Dart e não são baratas. As tarifas dependem do seu trajeto – quanto mais longe, mais caro – custando de 2,10 a 3,30 a viagem única.

A conta de supermercado na Irlanda não costuma ser cara. Há uma variedade de redes e produtos próprios mais baratos, além de promoções semanais, somando aproximadamente 80 euros por mês com despesas básicas. Mas se você optar por jantar ou almoçar fora, esse gasto pode mais que dobrar, já que uma refeição em restaurante pode custar em média de 10 a 12 euros por pessoa.

Atraídos pela experiência de morar no exterior, em busca de aprendizado e aperfeiçoamento do inglês ou a procura de emprego, apesar do alto custo com despesas mensais, a Ilha Esmeralda é uma ótima opção para aqueles que buscam viver com qualidade de vida, graças aos altos salários e a baixa taxa de desemprego do país.

 

Nós somos uma empresa especializada e com mais de 10 anos de experiência em processos de dupla cidadania.

Com escritórios em São Paulo, Curitiba, Dublin e Portugal temos uma localidade próxima, para maior conforto e rapidez.